Avançar para o conteúdo principal

Laranjas Sangrentas: um filme alucinante, no bom sentido.


Não me lembro se alguma vez vi um filme que me tenha feito chorar de tanto rir e minutos depois estar a provocar-me verdadeiras náuseas e a fazer-me sentir agoniado e aterrorizado. Mas agora certamente que me vou lembrar, porque "Laranjas Sangrentas" provocou isso tudo em mim, não de forma aleatória ou incompreensível, mas de forma bastante intencional e com um brilhantismo na narrativa e nas pontes que se criam entre as diversas histórias que são aqui desvendadas.

O traço mais forte deste filme de Jean-Christophe Meurisse é a sua amostra da realidade nua e crua de muitas sociedades dos dias que correm, com um toque de profunda sensibilidade, nunca deixando o espectador confortável ou sem se questionar ao ponto a que a sociedade evoluiu e como 'chegámos aqui', como as interligações humanas e sociais conseguem construir cenários por vezes tão distópicos ou macabros e cruéis em toda a sua essência, ficando nós, público, com um sentimento de inutilidade ao observarmos aquelas histórias a desenrolarem-se à frente dos nossos olhos.

Sei perfeitamente que este não vai ser o tipo de filme que agradará à maioria das pessoas, porque tem realmente o dom de incomodar, mas isso é para mim aquilo que o faz ser tão especial e único, e também se compreenderá como foi o filme vencedor do Prémio do Público MOTELX 2021, sendo que irá estrear agora comercialmente em exclusivo no Cinema Ideal, em Lisboa, a partir do dia 9 de Junho.

O que é mais chocante neste filme é aquilo que me conseguiu atrair mais e ficar com uma sensação estranha ao terminar de ver o filme, uma sensação de impotência perante alguns temas, mas bastante admirado e agradado como um filme conseguiu mostrar de forma tão criativa e peculiar, quase toda uma sociedade e como a nossa própria espécie conseguiu incluir a sua própria crueldade intrínseca em vários aspectos sociais e de vivência. Dá certamente que pensar.

Aconselho vivamente este filme, nem que seja pela viagem emocional que tenho quase a certeza que vos irá provocar, mesmo para os mais receosos em relação a filmes mais 'gore' ou aterrorizantes.

Classificação: 5 em 5 estrelas. Texto escrito por André Marques.

Laranjas Sangrentas: um filme alucinante, no bom sentido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Milan Kundera, da Brincadeira à Insignificância": um filme sobre o legado de Milan Kundera

Milan Kundera é um autor envolto em mistério. Não aparece em público e, em 30 anos, não deu uma única entrevista pelo que apenas podemos conhecê-lo através do seu trabalho. Os seus ensaios e reflexões filosóficas são muito reveladores. Este filme, além de outras questões, leva-nos a interrogar: O que é que na obra de Kundera, o elevou ao estatuto de autor lendário? O que há de tão único nos seus livros? Ajudando-nos neste trabalho de investigação, está um estudante que tem uma fantástica oportunidade para conseguir uma entrevista. Após semanas de espera, num café à porta da casa de Kundera, enquanto lê as suas obras, começa a identificar-se com algumas das ideias do autor. É através deste estudante que começamos a perceber melhor a mensagem de Kundera, como e porquê que as suas estórias continuam a emocionar-nos e que pensamos, não apenas nos protagonistas, mas também em nós próprios. Milan Kundera nasceu a 1 de abril de 1929, em Brnö, na antiga Checoslováquia. Em 1975, fixou-se em Par

MOTELX 2022 - Os Filmes Vencedores da 16.ª edição

"Vórtice", de Guilherme Branquinho, é o grande vencedor do Prémio SCML MOTELX para melhor curta-metragem portuguesa, na 16.ª edição do MOTELX. "Speak No Evil", do dinamarquês Christian Tafdrup, arrecada o Prémio Méliès d’argent para melhor longa-metragem europeia. Já são conhecidos os vencedores da 16.ª edição do MOTELX, que desde 6 de Setembro tem mostrado o melhor do cinema de terror nacional e internacional, num ano surpreendente e repleto de público e de fãs. O Festival termina hoje com alguns dos filmes da programação já exibidos e, pelas 21h15, com uma nova oportunidade para assistir às melhores curta e longa europeias. Foram anunciados, na noite passada, durante a Sessão de Encerramento da 16.ª edição do MOTELX, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, os vencedores das 5 competições do Festival. O Prémio SCML MOTELX - Melhor Curta Portuguesa 2022 - a maior distinção concedida em Portugal para curtas-metragens (5.000€), com o apoio da Santa Casa da Mis

Dario Argento regressa ao MOTELX para apresentar o seu novo filme “Dark Glasses”

O mestre do terror italiano, o realizador Dario Argento , regressa ao MOTELX para a 16.ª edição do Festival, que decorre entre os dias 6 e 12 de Setembro, no Cinema São Jorge . O mote é a estreia nacional de “ Dark Glasses ” (Itália, França, 2022), o novo giallo do realizador de culto, que recupera as marcas autorais do seu legado e assinala o reencontro com a filha Asia Argento no grande ecrã. O cineasta, que foi convidado especial há precisamente 10 anos, na 6.ª edição do MOTELX, é ainda protagonista de uma masterclass onde vai abordar os seus processos criativos, completada por um Q&A com a plateia e por uma sessão de autógrafos, durante o Festival. Para Pedro Souto e João Monteiro, os directores artísticos do MOTELX, Dario Argento “é a maior lenda do cinema europeu de terror, que teve uma tremenda influência no cinema norte-americano e continua a ser uma referência para muitos cineastas, basta lembrar o recente remake de “Suspiria” ou o papel de protagonista no último filme de